Toda e qualquer definição de insalubridade e periculosidade deve tomar como base a NR 15 (Atividades e Operações Insalubres) e a NR 16 (Atividades e Operações Perigosas). São estas NRs que definem e orientam sobre a visão do Ministério do Trabalho sobre o tema, bem como os requisitos e necessidades de cada um e sua forma de avaliação.
Além disso, há a elaboração dos laudos técnicos para definir o que se. No caso da insalubridade, é um documento que define o recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo) devido às condições da atividade. Seja pela exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos.
No que diz respeito à periculosidade, o laudo técnico para definir o que se trata de atividades que envolvam: explosivos, inflamáveis líquidos, inflamáveis gasosos, radiação ionizante e substâncias radioativas. Em relação aos valores, atividades e operações de periculosidade asseguram ao funcionário um percentual de 30% sobre o salário bruto.
Agora que você já sabe as diferenças entre Insalubridade e a periculosidade, é importante que saiba que os benefícios não são cumulativos, em caso da existência dos dois itens paga-se aquele que beneficiar mais o colaborador.
Caso tenha gostado do post, você pode seguir nossas redes sociais para receber posts sobre o assunto. Publicamos desde vídeos explicativos, didáticos, informativos até os vídeos importantes para atenção ao trabalho, como de acidentes.
Facebook: https://www.facebook.com/orsinosst/
Instagram: https://www.instagram.com/orsinosst/
Youtube: Pode pesquisar lá mesmo por ORSINO SST