4 passos para a prevenção de acidentes de trabalho

1. Conscientize os funcionários

Além de você mesmo compreender a importância de agir a fim de evitar problemas ligados à segurança no local de trabalho, é indispensável estimular os funcionários a se informarem a respeito disso. Quanto mais conscientes eles estiverem, maior será a chance de prevenir acidentes.
Uma das suas funções deve ser fornecer os meios necessários para que todos os trabalhadores tenham os conhecimentos básicos pelos quais a prevenção será possível, esse é um dos motivos da Orsino realizar a assessoria para as empresas inclusive nas obras em que nossos clientes estão trabalhando.


2. Divulgue os riscos

Se você já está ciente de todos os métodos a realizar para a prevenção, você deve informar ao máximo os funcionários da sua empresa, lembre-se: VOCÊ NÃO PRECISA SER O(A) “CHEFE” PARA PREVENIR ACIDENTES DOS SEUS COLEGAS.
Mesmo com todos os funcionários cientes e as inspeções de segurança feitas (item 3 desta lista) mantenha a divulgação com placas de aviso, panfletos ou qualquer outra coisa que faça-os lembrar dos riscos que há no ambiente de trabalho de cada um. A sinalização tem que servir como uma forma de orientação para qualquer funcionário, desde aquele que já conhece todos os riscos de acidentes até os profissionais que não puderam ainda participar de cursos e outras opções de levar informações aos trabalhadores.


3. Faça inspeções de segurança

Realize inspeções de segurança com regularidade, levando em conta inúmeros fatores, como as condições da infraestrutura do lugar de trabalho onde os funcionários trabalham, os tipos de equipamentos (EPIs e EPCs) usados por cada pessoa, entre outros elementos que podem provocar acidentes.
Esse mapeamento dos riscos causadores de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho é imprescindível para que você consiga pensar em medidas preventivas mais eficientes, além de identificar as melhores maneiras de aplicá-las. O melhor método de realizar estes mapeamentos é contratando um Técnico de Segurança do Trabalho específico.


4. Organize o ambiente de trabalho

É necessário se planejar para deixar o ambiente de trabalho mais organizado, afinal de contas, trata-se de uma medida simples, mas que muitos responsáveis pela segurança acabam menosprezando. Basta um único item fora do lugar para que um acidente ou até uma tragédia aconteça.
A organização ainda vale para o setor de limpeza do seu negócio, visto que a falta de contato constante com os encarregados da limpeza pode interferir no andamento das atividades. Além disso, lembre-se de observar quais são as partes mais vulneráveis e que mais necessitam uma limpeza específica.


Caso tenha gostado do post, você pode seguir nossas redes sociais para receber posts sobre o assunto. Publicamos desde vídeos explicativos, didáticos, informativos até os vídeos importantes para atenção ao trabalho, como de acidentes.

Facebook: https://www.facebook.com/orsinosst/

Instagram: https://www.instagram.com/orsinosst/

Youtube: Pode pesquisar lá mesmo por ORSINO SST

📞 Contatos:
(51) 99699-4485 WhatsApp
(51) 3228-2982

⏰ Horário de Atendimento:
Segunda à sextas – 09h00 ás 17h00

📌 Localização:
Rua Vigário José Inácio, 625. Sala 5.
Centro – Porto Alegre/RS.

×
×

Carrinho